BLOG ENTREVISTA JÉSSICA CAROLINE, A FUTURA MÉDICA QUE ESTUDOU NO IFG ÁGUAS LINDAS!


             Isaque e Jéssica são alunos egressos da 1ª turma do Curso de Vigilância em Saúde do Campus Águas Lindas. Hoje são casados e têm um filho. Ambos estão cursando Medicina na Universidade Federal do Sul da Bahia.



Confira uma entrevista super animada com a egressa do Campus Jéssica Caroline:


Projeto Acolher: Jéssica, faça uma pequena apresentação sua para nossa comunidade acadêmica.

Jéssica:  Eu me chamo Jéssica Caroline Medeiros Serafim, tenho 22 anos e fui estudante da primeira turma de vigilância em saúde do IFG campus águas lindas, em 2014 quando tudo começou a tomar forma.


Projeto Acolher: Conte-nos como foi o início de sua trajetória no campus Águas Lindas?

Jéssica:   No início tivemos uma série de dificuldades, afinal estávamos em um campus em implantação, e que ainda não possuía uma estrutura ideal. Mas contava com uma equipe de profissionais dispostos a fazer acontecer.


Projeto Acolher: E como surgiu esse sonho de estudar medicina?

Jéssica: Foi em uma aula de primeiros socorros no campus que tive a certeza do que queria ser MÉDICA! 


Projeto Acolher: A partir desse momento, como as coisas aconteceram?

Jéssica: Claro que (estudar medicina) não seria nada fácil, mas eu pude contar com o IFG e com professores extremamente  comprometidos com a minha formação, o que de fato foi um diferencial na minha trajetória.  Ter professores que acreditam e investem em você, até mesmo quando você não acredita é um tanto motivador. Então considero a conquista da medicina não minha apenas, mais sim de cada um deles.


Projeto Acolher: Ao concluir o ensino médio, você foi aprovada direto pra medicina?

Jéssica: No último ano do ensino médio fiz a tão esperada prova do Enem, e foi por meio da nota do Enem que ingressei na Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, na época entrei para o curso de bacharelado interdisciplinar em saúde,  que é uma espécie de formação em grandes áreas, que chamamos de primeiro ciclo, onde durante três anos cursamos matérias comuns a cursos da saúde, e matérias de outras áreas como humanidades, artes e ciências.  O que nos auxilia a desenvolver um olhar interdisciplinar. Após esses três anos somos submetidos a um edital interno da universidade,  para prosseguir para o segundo ciclo,  que são  os cursos específicos como psicologia, e no meu caso medicina.


Projeto Acolher: Então você fez uma segunda seleção já dentro da Universidade?

Jéssica: Sim, nesse segundo edital, são avaliadas as notas dos estudantes,  também conhecido por coeficiente de rendimento - CR, ou seja, a média feita com base em todas as matérias cursadas ao longo dos 3 anos. Sendo assim, entra para medicina os estudantes com as 80 maiores notas. Os outros terão a oportunidade de tentar novamente no edital do próximo ano, ou podem escolher uma segunda opção de curso oferecido pela UFSB na área da saúde.


Projeto Acolher: E agora, quais são os novos desafios?

 

Jéssica: Após ser aprovado em Medicina,  o estudante, no caso eu, terá de cursar mais 4 anos, tendo então um total de 7 anos de curso para concluir medicina. 

 

 

Projeto Acolher: Mas os três anos de estudos que você já fez são aproveitados?

 

Jéssica: Sim, toda a carga horária do BI - saúde é aproveitada em medicina.  Então, essa foi a minha trajetória até ser aprovada em MEDICINA, fui aprovada em 23° lugar entre as 80 vagas,  e sem dúvidas foi por meio dos conhecimentos adquiridos nos IFG que consegui realizar esse sonho.

 

 


 

 

 

Projeto Acolher: Como você avalia a contribuição do IFG para sua conquista?

 

Jéssica: O IFG nos prepara para uma vida acadêmica de excelência. A minha passagem pelo IF foi um marco para a minha trajetória acadêmica e profissional. 

 

 

Projeto Acolher: Obrigado por compartilhar sua história com o Blog, parabéns pela dedicação e sucesso em todas as metas e realizações.

 

Jéssica: Muito obrigada. 

 

 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aviso Importante aos Discentes