VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR: SAIBA COMO SE PROTEGER.
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), publicados em abril deste ano, dão conta de que o número de ocorrências de violência doméstica registradas em março de 2020 teve uma queda em todo o país. Em contrapartida, o atendimento do serviço de emergência da Polícia Militar, pelo número 190, disparou na maioria das cidades brasileiras.
Ainda segundo o FBSP, um levantamento realizado no Twiter sobre menções contendo algum indicativo de briga entre casais observou um aumento de 431% (isso mesmo) entre fevereiro e abril deste ano.
Os números apresentados acima parecem indicar que, embora os registros oficiais tenham diminuído durante a pandemia, a violência doméstica aumentou consideravelmente neste ano em todo país. A necessidade de isolamento domiciliar provavelmente agravou um problema que já acometia uma parcela significativa da população feminina.
Por isso, apresentamos um questionário de avaliação de risco para a violência doméstica, baseado em um instrumento utilizado pelo Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT). Além disso, chamamos atenção para os sinais que a violência doméstica apresenta, os quais muitas vezes têm como ponto de partida ofensas pessoais que, com o tempo, podem levar a outros atos de coerção e intimidação, como nos mostra o quadro "Violentômetro".
Trabalhar pela segurança de todas as mulheres é urgente e fundamental e nosso blog não poderia fechar os olhos para essa realidade.

Comentários
Postar um comentário