Ouça para que o outro está dizendo
Apesar de termos 2 ouvidos e uma boca, corremos sempre o risco de falar mais do que ouvir. Alguém está falando, lições estão sendo dadas, experiências estão sendo repassadas, mas estamos tão concentrados nas nossas próprias ideias, que sequer ouvimos o que nos é oferecido de graça.
Aprenda a ouvir e a valorizar o que o outro está dizendo, com paciência, interesse, procurando entender o seu ponto de vista ou o seu pedido de socorro. Demonstre que ouviu a mensagem que está sendo transmitida, fazendo pergunta, esclarecendo dúvidas. Evite ao máximo fazer interpretações e se adiantar ao que ele irá falar.
Algumas verdades não são verbalizadas. Preste atenção na expressão, na entonação de voz, na ênfase e na emoção daquele que fala e no que está por trás das palavras. E, as vezes, muita comunicação é silenciosa, assim como o silêncio é a melhor das respostas.
Segundo o psicanalista Rubem Alves: "Deus é isto: a beleza que se ouve no silêncio. Daí a importância de saber ouvir os outros: a beleza mora lá também."
Aprendemos com as nossas experiências e aprendemos muito com o relato e o ocorrido com as outras pessoas. Quem sabe ouvir, não sai ileso do encontro. Leva consigo um aprendizado.
Estabeleça uma conexão adequada com o interlocutor. Prática e disciplina vão fazer de você um bom ouvinte.
Feliz quarta feira. 28/09/22
Comentários
Postar um comentário